segunda-feira, 3 de agosto de 2020

BANQUETE


 Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA


(PARTE I)

- BANQUETE –

     Em 16-6-44, a “ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA” (A.B.I.), nos ofereceu um magnífico banquete, no seu p´roprio terraço, todo florido. Abrilhantou a festa, a nossa célebre declamadora: MARGARIDA LOPES DE ALMEIDA, que gentilmente, procurou satisfazer os pedidos da nossa colega, declamando diversos poemas de profundo sentimento alusivo. E, quando Vassimon, creio, pediu uma poesia fora do assunto: “MEU HOMEM”, ela ficou parada um instante e depois atendeu, dizendo que não poderia deixar de satisfazer quem partiria para uma guerra.
     Como é natural, nos honraram com a sua presença, diversas personalidades da nossa vida social, religiosa e militar. Impossível citar todos os nomes. Excusado é dizer, que em todas essas múltiplas manifestações públicas de apreço e carinho, esses elevados personagens se faziam presentes ou se representar.
     Também, para recordação e comprovantes, foram publicados artigos nos vários aspectos. O interessante é que num deles, inconscientemente já formamos o profético “V” da Vitória.
     Deste grande grupo, algumas colegas não seguiram para o Front, e por isto não sei se deva ser fixada a foto a seguir. APV.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário