segunda-feira, 3 de agosto de 2020

EQUIPAMENTO


Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA

Etiqueta que acompanhava a bolsa de couro de porco
(Acervo C.D. II Guerra Altamira Pereira Valadares)


Anotações de Altamira no verso da etiqueta
"Outro tupo de bolsa a tira-colo, de couro de porco, côr marron 
igual formato quasi arredondada. APV"

(PARTE I)

EQUIPAMENTO

     Depois de mais esta seleção, providenciou-se o equipamento, que obedeceu a ordem seguinte:-orientação, quanto as peças de uniforme que lhe são destinadas durante o ano e a quantidade a ser distribuída no Brasil. Nenhuma peça de uniforme, fora da tabela poderá ser levada. A quantidade estipulada é um mínimo que poderá ser ultrapassado, caso as malas e sacos comportem.
     Além disso foi organizada uma relação de Diversos Artigos, de uso pessoal, como lembrete, os quais poderão ser levados pelas enfermeiras se desejarem, mas por conta própria.
     Cada uma de nós, deverá prever um estoque de artigos de toilete para um período de três meses, como sejam óculos sobressalentes de grau e vidro de relógio.
     Não se esquecer também de levar os remédios de uso costumeiro, pois que além-mar não seriam fácil de encontrar.
     Até o dia 20 de Junho, toda bagagem deverá estar pronta, possuindo cada uma dotação fixada na 1ª distribuição.
          Os sacos e malas serão marcados no Quartel General da 1ª “D.I.E”. Nenhuma inscrição externa deverá figurar, a não ser as regulamentares.
     A nossa bagagem constou ao todo de 3 volumes: Mala A – Saco B – Embornal.
     Neles, constavam o Nome, o Nºde Registro e do Código do Serviço de Saúde.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário