segunda-feira, 31 de agosto de 2020

31 DE AGOSTO DE 1944


Equipe de Psiquiatria sob o comando do até então Capitão Médico Mirandolino Caldas.
Fonte: https://docplayer.com.br/133361297-Praticas-e-representacoes-fotograficas-do-servico-de-saude-brasileiro-na-ii-guerra-mundial.html

PÁGINA 50

31-8-44- 5ª feira – 38th S. Luce – Tive q. levantar ás 6hs,30 pª o B. e tornei a me deitar até 11h,30 qdo me reparei pª o almoço. Durante o dia conversei um pouco com as colegas q. chegaram e em particular com Helena Ramos (pelo q. ela me disse, meu querido Pae talvez já tenha deixado de existir para o mundo. Parece incrível, mas, qdo estou triste, não choro e me

PÁGINA 51

pús a cantar....A noitinha terá 1 festa oferecida aos bras. Temos todas que ir. Puz-me a preparar _Vesti o meu belo pijama de lã verde; ficou bem, mas a inveja deu. Fui jantar ás 18hs, qdo já estava no Mess [chegaram + 5 colegas e médicos e bagagens _ Estavam cansados e muito sujos da viagem. Elas deixaram as bagagens pelas nossas barracas até a manhã e ficaram dormindo por esta noite na 12ª Ward. Jantaram Jacyra de Souza Gois _Jurgleide Doris de Castro _ Elita Marinho, Heloisa Cecilia Villar e Maria Luiza Vilela Henry]- Esta ultima se sentindo mal (dores baixo ventre) foi medicada pelo Dr. Mirandolino. A festa começou mesmo ás 20hs,30, todas com flor nos cabelos. Já havia dançado 1 vez sem saber, com 1 medico brasileiro Dr. Renato Dias Batista, qdo tivemos ordem de mudar a roupa, gabardine e dar presença sob pena de repressão. Ate o major enteado filho do Ministro da Guerra, João Dutra, estava na dança (todo carrancudo). Teve 1 capitão medico americano q. se simpatisou comigo e quer me levar com algumas colegas a 1 festa domingo – não consigo lembrar-lhe o nome! Custei a me livrar dele. Voltei á tenda ás 23hs,00 correndo _ mudei o uniforme, fui ao Mess da noite _ Dei 1 ovo para estrelas – café. Sandwiche de queijo prata. Entrei em serviço ás 23hs,30 (30’ antes) o sgto. Alfredo Andrade de Faría está de serviço desde 7hs da manhã e bateu maquina até as 1as horas da madrugada fazendo escrita do nosso major – Entraram + 2 doentes: Ademar Munhos Bed 42 e Bed 50 Brasilio P. Veloso. O enfermeiro Faria anda muito desgostoso e tem

 PÁGINA 52

dado pª beber – ele é bem novo – louro – casado – talvez já c/ 2 filhos) está muito pessimista.

Página 50 do diário manuscrito de Altamira

Página 51 do diário manuscrito de Altamira


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

 31-8-44- 5ª feira-S.L. :– No melhor do sono, me levantei para o café, porque se não passo mal e, tornei a me deitar até o almoço. Durante o dia, conversei um pouco com as colegas que chegaram e procurei saber de Helena mais alguma coisa sobre meu querido Pai. Tenho a impressão de que ele já não esteja neste mundo... Parece incrível, mas, quando estou triste, não choro e me pus a cantar... “Per tanti bastimento

                           Per terra sai lontano

                           Lutando questa ria”

                           Brasiliana ........

                           Santa Lucia, lontano até

                           Quanta malinconia”......

E por cumulo da coincidência estava na própria terra de Santa Lucia.

     À noitinha terá uma festa oferecida aos brasileiros. Temos todas que ir. Pedi ao major Dr. Ernestino, que me dispensasse deste divertimento porque não sei o que é feito de meu Pai, mas ele não consentiu que ficasse na tenda. Paciência!

     Quando já estávamos no Mess, às 18hs,00, chegaram mais 5 colegas, médicos e bagagem. Estavam cansados e sujos da viagem. São elas:

         Jacyra de Souza Góes

         Jurgleide Dóris de Castro

         Elita Marinho

         Heloisa Cecilia Villar e

         Maria Luiza Vilela Henry;

esta última, se sentindo mal. Foi medicada pelo Dr. Mirandolino.

     Elas, deixaram as bagagens pelas nossas barracas até amanhã; jantaram e ficaram dormindo por esta noite, na 12ª ward.

     A festa começou. Além do nosso grupo, estavam presentes: Dr. Renato Dias batista e o major (enteado do Exmo. Ministro da Guerra), todo carrancudo. Assim que me foi possível, fugi correndo, mudei uniforme e entrei 30 minutos antes em serviço 23hs,30’. Antes disso, algumas coisas aconteceram, que prefiro me calar.

     O sargento: Alfredo Andrade de Farias (aos poucos vou completando os dados), está de serviço desde 7horas da manhã e bateu máquina até as primeiras horas da madrugada, fazendo a escrita do nosso major chefe. Ele anda muito desgostoso e está muito pessimista.

     Entraram mais dois doentes:ADEMAR MUNHÓS – leito 42 e BRASÍLIO P. VELOSO – leito 50.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário