quinta-feira, 6 de agosto de 2020

6 DE AGOSTO DE 1944


Trajeto realizado da base de Parnamirim até a Ilha de Ascension
(imagem editada a partir do Google Maps)

Ilha de Ascension e vista da Base Aérea
(imagem editada a partir do Google Maps)



DIÁRIO MANUSCRITO
PÁGINA 03

6-8-44 – Quem nos déra haver partido! Ás 8hs,30 escrevi uma carta para Aurêa. Ás 10hs,00 fomos a apresentação oficial. De lá tomamos o Breakfast. Depois fomos conduzidas pelo major Carlos J. Furr C.A.C. em seu carro oficial ao Q.G General de Natal Fone nº 1096, para falar com o General mas não o encontramos. Chove a todo o instante _É domingo. Ás 14hs,00 voltamos á apresentação e fomos prevenidas sobre a hóra do embarque, graças a

PÁGINA 04

Deus. Engraxei meus sapatos e tomamos um lunch. Encontramos com varios oficiaes nossos e foi uma satisfação. Ás 17hs,30 +- Cel. Milton Daemon e senhora Cecilia me visitaram sendo uma grande satisfação e também me prestou um auxílio (pois Bertha está sem recursos e aqui temos 1 despeza mínima de 3 dollares por dia =60 $). Lógo após chegaram mais 3 colegas (Lucia Osório, Sylvia Barros e Olga Mendes) mas ficaram na barraca 404 quarto 1. Suspensa a ultima ordem; fomos jantar e depois ao cinema ao ar livre (Filme Dr.?). Na volta, novas ordens – apresentar para embarque às 22hs,30 e felismente ás 24hs,00 nós, as 4 primeiras e 9 oficiais norte-americanos + pilotos, após colocados os may-west, dadas as instruções (6-8-44), seguimos com destino a Assenção = base aerea. Chegamos ás 7hs,20 – mudamos novamente a hora + 2 hs de diferença. Ficamos até 12 hs,10. Almoçamos após o pagamento do ticket - Assenção é muito quen a terra é escura, não ha vegetação_ A travessia pelo Oceano Attlantico é muito fria porque é preciso voar muito alto devido os perigos de guerra e febres. Tomam-se as multiplas precauções para aterriçar, decolar etc. A ilha é muito quente e o povo americano que vive nela é um heroe. Infelizmente tornei a enjoar-me _Vae ser um martyrio !!! No interior do aeroplano ha 1 taboleta com os seguintes

PÁGINA 05

 dizeres:
NO SMOKING
NO MATCHS
NO FLAME
OF ANY TYPE
PERMITED
ABOARD AIRCRAFT


TRECHO REFERENTE AO DIÁRIO TRANSCRITO PÓS GUERRA
5-8-44-Natal:-Graças a Deus dormi, mas o estomago me maltrata. Fui ao breakfast (café da manhã- pequeno almoço); novamente o estomago regeitou. O Sr. Cel. Yong, pagou nossas despesas- ½ dólar cada uma e, nos levou ao Hospital da base. As portas e janelas teladas- fui medicada. Deitei-me; Nair ficou comigo enquanto B. e C. foram cuidar de nossos interesses. Felismente melhorei com os comprimidos Nº8 640, receita do Dr. Sá Vigne. Ás 12,30’hs, consegui tomar uma sopa de legumes com torradas. Continuo deitada. Faço tudo para ficar boa e poder prosseguir. Ás 14,00hs. tomei mais 2 cpdos. Não fui ao posto- Nair levou meus papeis.

     Estamos em frente ao meridiano: portanto com uma hora a mais avançada do sul.
     Mandei um bilhete por Maria Nazareth, á residência de Cecilia (minha prima afin), na rua Octavio Lamartine 511, Natal. Não podemos sair da base. Estamos alarmadas com as despesas aqui, no mínimo 3 dollares por dia (60$000), suprimindo as refeições ligeiras. Já prevíamos uma viagem dispendiosa, caso nas outas bases fosse assim, parando muitos dias em cada uma; isto nos preocupava. Havíamos saído do Rio com o dinheiro limitado (no máximo 2 contos de reis), por ordem militar. Estava prevenida,
             particular
 mas uma das colegas não. Teríamos que nos reunir e equilibrar as finanças. Quem nos déra partir!



Página 03 do Diário manuscrito por Altamira (volume 1)

Página 04 do Diário manuscrito por Altamira (volume 1)


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário