sábado, 1 de agosto de 2020

CARTÃO INTERNACIONAL



Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA


(PARTE I)

§
÷ CARTÃO INTERNACIONAL ÷
     Mais um cuidado que não escapou dos nossos dirigentes, foi providenciar um cartão que nos salvasse de qualquer eventualidade no estrangeiro, caso nos víssemos perdidas de nosso Comando. O cartão é munido de uma foto 3x4, fornecida pelo Serviço de Identificação do exército, além da carteira de identidade, também militar. Tem os seguintes dizeres:
(Verso – neste lado à foto)
Associação Christã Feminina
Rio de Janeiro
Este cartão é intransferível.
A sócia inscrita neste cartão
será bem recebida pelas Associações
Christãs Femininas
nos diversos países.
ASSINATURA:
Altamira Pereira Valadares

(Reverso)
Dirigida a
UNION CHRÉTIENNE DE JEUNES
FILLES
OU
YOUNG WOMEN’S CHRISTIAN
ASSOCIATION (Y.W.C.S.), etc.
Assim.: Clarisse Diogo
Rio de Janeiro, 1º/6/44

-§§§-

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário