domingo, 9 de agosto de 2020

9 DE AGOSTO DE 1944

Trajeto de Acra a Dakar 


DIÁRIO MANUSCRITO
PÁGINA 09

9-8-44 _fomos chamadas para o embarque. Ás 6hs legalisamos as bagagens e fomos tomar o café no aeroporto. Lucia esqueceu sua caneta mas foi busca-la. Ás 7hs,30 partimos para? com alguns deles mais carrancudos. Accra é pobre de vegetação. Na parte de residencia dos americanos e inglezes tudo é belo. Contornada de pedras brancas - casas ajardinadas. Os serviçaes servem as refeições todos de branco e no oficial com 1 cinturão em faixa larga á tira-cólo e um “fêz”. A vista do local é interessante e ha paisagens belas para um pintor. Tudo bem traçado: cidade e estradas. No avião muitas deitaram. Ha pouco espaço e muitas bagagens, menos a nossa que não vejo. Passa-se por regiões habitadas que não sei o nome. São 8hs,35’ e vou parar aqui para um cochilo ___________________
Ainda tenho ligeiro enjôo mas tenho tomado os célebres comprimidos. Descemos ás 12hs,30’ em “Robert Field” (base aerea do mesmo estylo +- que Assenção _Almoçamos - fizemos toilete (5$000 four dollar). Quando descemos

PÁGINA 10

estava chovendo muito e ainda continúa. Às 13hs,40 tornamos a subir. Durante a viagem tomámos um café quentinho com bolo. Às 20hs,00 chegamos em Dakar. Depois dos papéis revistos e retirada de bagagens jantamos. Eu, Olga e Nair voltamos a casa = Room, tomámos um ótimo banho. Aqui é terrível: calor, chuva-vento-sapos, janelas e portas sem fechaduras! Telas - escuridão, mosquitos e invasão de marinheiros. As outras foram ao Club dos oficiaes e gostaram muito.

TRECHO TRANSCRITO DO DIÁRIO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA
9-8-44:- Ás 5hs,30’ fomos chamadas para o embarque. Legalizamos bagagens, papeis- tomamos café no aeroporto e ás 7hs,30’ partíamos (as 7 juntas), com alguns deles, meio carrancudos. Ninguém mais apareceu... Fiquei com o Safa Onça de novo, pois o Cmte não apareceu. Ia triste, pesarosa com o incidente desagradável – Que vida!Que mundo! Sacrifícios, preconceitos, mágoas!

     Nota-se do alto, que a cidade e estradas são bem traçadas. -No avião, muitas deitaram – há pouco espaço e muita bagagem, menos a nossa que não veio.
Passa-se por regiões habitadas, cujos nomes não sei. Ainda sinto ligeiro enjôo mas tenho tomado os célebres comprimidos. São 8hs,35’ -vou interromper aqui minha observação, para dar um cochilo ------
     9-8-44- Ás 12,30’ descemos em :-
“ROBERT FIELD” – Africa
     Base aérea mais ou menos do mesmo estilo que Assenção. Fizemos toilete. (Almoçamos -I/4 de dólar). Tomei um sorvete e guardei de lembrança a colherzinha de pau.
Ás 13hs,40’tornámos a subir- quando descemos, estava chovendo e ainda continua. Durante a viagem tomamos em cafésinho quentinho com bolo- (milagre!)._ Ás 20hs,00 do mesmo dia chegamos na base aérea de:-
DAKAR – (Sudão Francês).
     9-8-44- Dakar- Depois de revistos os papeis e retirada de bagagens jantamos- Eu, Olga e Nair, voltamos para a casa-room. Tomamos um ótimo banho. Aqui é terrível: calor- chuva- vento- sapos- janelas e portas de tela, mas sem fechaduras! Escuridão e invasão de marinheiros estrangeiros, em terra africana, em tempo de guerra. Por toda a lei, queriam entrar ou então passear conosco, oferecendo ás mãos cheias de chicletes. Foi um custo para contermos as portas. As outras colegas foram ao Club dos Oficiais e gostaram muito.


Página 09 do diário manuscrito de Altamira


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 


O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário