sexta-feira, 28 de agosto de 2020

28 DE AGOSTO DE 1944

 Virgínia Portocarrero / Altamira Pereira Valadares / Lucia Osório/ Bertha Moraes / Maria do Carmo Correa e Castro/ Carmem Bebiano

38th Evacuation Hospital em Santa Lucia no dia 28/08/1944 

Durante reportagem feita pelos 4 correspondentes de Guerra hospedados no Q.G. (Vada): Frank Norall, Lt. Cel. Carroll E.B.Pecke, John S. Thompson e Allen Fisher.


PÁGINA 47

28-8-44 – 2ª feira 38th S. Luce – 10’ da madrugada entrei em serviço á 1hs da noite na Ward 3 _ sinto-me indisposta, com um peso na cabeça porque me aborreci ao ponto de chorar (cousa excepcional), após o jantar ás 18hs,00, sobre o serviço nosso. Estou com urticaria nas palpebras e nos labios: Tomei 2 comprimidos de Bicarbonato Sodio, assim que recebi o serviço da Ward nº3, com 1 só doente de malaria- # Bed 43 – Pinheiro Claudino, ás 24hs,10’ Nada que fazer – deitei-me um pouco umas 2 horas e depois o sargento enfermeiro Bahia, foi descançar 1 pouco também – Eles trabalham de 7 as 7 = 12 horas. Recebemos uma

PÁGINA 48

lampada de mão TL-122-B-MICRO-LITE= Flash Light lit. Deixei o serviço ás 7hs da manhã. Café – doida de sono, mas tivemos uma reunião ás 9hs, de todas com o Dr. Ernestino sobre assunto serviços. Depois dormi até 11hs,30’. Ás 12hs,00 almoço – retratos e nomes pelo correspondente de guerra “Em Guarda”; são 4 que estão hospedados no Q.G. da 1ª D.I.E. em Vada: Frank Norall, Lt. Cel. Carroll E. B. Pelke, John S. Thompson e Allen Fisher – Depois do almoço não consegui dormir _ muito calôr e sól _ Ás 15hs,15 torci umas peças de roupa. Ás 15hs,30 fui ao PX = Piéx, mas só comprei cerveja = Ber e amendoim (latas) – tudo 50 liras (ração que cedi á Antonieta). Ás 16hs,00 fui ao banho, mas não tinha agua = No shower! Lavei a cabeça na agua escaldante da torneira e tomei 1 banho de gato, dentro da tenda. Ás 17hs,50 a lavadeira trouxe a roupa (horrível). Ás 18hs,00 jantar = supper – quasi não comi _ Tive que desforrar no sorvete = Ice cream _ Ás 19hs, recebi o serviço – entrou o 2º doente: Claudionor da Silva bed 17 com erupção (flictenas) nos membros superiores _ Ficou no outro extremo da enfermaria (isolado). Passei “Skat” (contra Insect Repelent = Disme Thylphtlate), nas mãos e pernas _ Tudo calmo – vou continuar meu diário q. está muito atrasado. Ás 23,00 fui ao mess fazer 1 refeição e tal foi meu contentamento em encontrar um bom bife – pão, café e dôce. Ás 23hs,20 minha substituta MCCCastro chegou antes da hora e quis que eu fôsse embora, mas o sargento enfermeiro levou meu Flash-light = lampada de mão e, eu não podia andar

PÁGINA 49

no escuro. Tive que esperar. Durante a noite houve combate até as primeiras hóras do dia de 29, pois ouvia-se perfeitamente o trôar continúo dos canhões e via-se um ligeiro clarão no horizonte. As ambulâncias até as 24hs,00 já haviam trazido feridos americanos, porém nós nada tínhamos que fazer.

Página 48 do diário manuscrito de Altamira

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

28-8-44 – 2ª feira – 38th Sta. Lucie:  Aos 10’ da madrugada entrei em serviço na Ward-3. Sinto-me indisposta: peso na cabeça, porque me aborreci ao ponto de chorar (coisa excepcional), após o jantar, sobre serviço nosso. Estou com urticaria nas pálpebras e nos lábios: Tomei 2 comprimidos de Bicarbonato Sódio.

Temos um só doente de malária - Bed – cama-43 – Pinheiro Claudino. Nada que fazer. Recostei-me um pouco e depois o sargento enfermeiro Bahia foi descansar. Eles trabalham de 7 às 19hs ou de 19 às 7hs (12 horas).

     Por enquanto, como estão vendo, duas pessoas, para cuidar. Deixei o plantão pela manhã, doida de sono, mas tivemos uma reunião com o Major E.: recebemos uma lâmpada de mão – FLASH:LIGHT T.L. 122 B Micro-light objeto esse muito necessário. Dormi um pouquinho. Às 12hs,00 almoço. Os quatro correspondentes de guerra que estão hospedados no Q.G. em Vada, apareceram e não se foram enquanto não tiraram retratos nossos e anotaram os nomes. São eles: Frank Norall, Lt. Cel. Carroll E. B. Pecke, John S. Thompson e Allen Fisher. Duas dessas fotos, foram posteriormente publicadas em várias revistas e jornais, sendo a 1ª “EM GUARDA”. Não consegui dormir mais, muito calor e sol. Às 15hs,30 fui ao P.X. (é a distribuição regular das rações a que temos direito, mediante preço mínimo de guerra). Só comprei Ber – cerveja ½ duzia e amendoim em lata, tudo 50 liras (ração essa que cedi à Tony). Às 16hs,00 fui ao banho, mas não tinha água- No shower! Lavei a cabeça na água escaldante da torneira, em pleno campo e me refresquei com a água do capacete (dentro da tenda). Ás 18hs,00 jantar-supper, quase não comi, desforrei no sorvete - Ice cream.

     Às 19hs,00 recebi o serviço-: Entrou o 2º doente:- Claudionor da Silva, leito 17 com erupção (flictenas), nos membros superiores; ficou no outro extremo da enfermaria (isolado).

     Passei “Snakt Insect Repelent” (Dismethylphtlate), nos mãos e pernas membros, por causa dos bichos. Tudo calmo. Vou continuar meu Diário.

     Fui ao Mess e encontrei uma ótima refeição: bife – pão-doce e café; fiquei muito contente.

     Antes da meia-noite chegou minha substituta (Carmita), quis que eu fosse embora mas, o sargento enfermeiro levou minha lâmpada de mão e, eu não podia andar no escuro; tive que espera-lo.

     Durante a noite houve combate, até as primeiras horas do dia de 29, pois ouvia-se perfeitamente o trôar continuo dos canhões e, via-se um ligeiro clarão no horizonte. As ambulâncias até as 24hs,00 já haviam trazido feridos americanos, porém nós, felizmente, nada tínhamos que fazer.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário