sábado, 1 de agosto de 2020

CONVOCAÇÃO


Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA

Reportagem - O Globo de 25 de julho de 1944

Reportagem  - O Globo de 25 de julho de 1944 
(acervo do C.D. II Guerra APV)

(PARTE I)

÷ CONVOCAÇÃO ÷

     A guerra estende seus longos tentáculos, em vertiginosa carreira e o Brasil agora, convoca suas filhas, para integrar a “FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA”.
     “O Ministro da Guerra resolveu, de acordo com o art. 5º do Regulamento para o Quadro de Enfermeiras da Reserva do Exército, aprovado por Decreto nº 14.257, de 13 de Dezembro de 1943, convocar as enfermeiras de 3ª classe do referido Quadro”.
     As primeiras convocadas, foram as da 1ª Turma, do D.F., cuja relação saiu publicada no D.O. (Secção I), de 22/4/44, pela Portaria nº6382. As demais relações, foram saindo à medida que se tornava necessário, perfazendo um total de 113 enfermeiras convocadas, para o serviço ativo.
     Como veem o número decai sempre. Com o prosseguimento dos acontecimentos, muitas não foram convocadas por diversos motivos.
     Quanto às regionais, naturalmente, uma vez convocadas, tiveram que vir para o Rio de Janeiro, afim de completarem seus preparativos, para seguir, quando preciso, conforme tivemos que fazer.
     Para o nosso imenso país, que nesse tempo contava com 45 milhões de habitantes, esse pequenino número representa por si só o valor dessas denodadas mulheres do Brasil!
     Dentre as colegas, como se sabe, algumas sendo funcionárias públicas, tiveram que dar ciência aos seus respectivos chefes de repartições pois que uma vez convocadas, consequentemente passariam à disposição da diretoria de saúde do exército e, declarando ao mesmo tempo que optavam ou não pelos vencimentos civis, enquanto durasse a mobilização.
-§§§-

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 


O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário