segunda-feira, 3 de agosto de 2020

AVISO DA DIRETORIA DE SAÚDE ACERCA DO RESPEITO DEVIDO ÀS ENFERMEIRAS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA


Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA


(PARTE I)

-AVISO DA DIRETORIA DE SAÚDE ACERCA DO RESPEITO DEVIDO ÀS ENFERMEIRAS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA-

     Num país como o nosso, não habituado a ver suas filhas transformadas em soldados, fatalmente não poderíamos escapar a certos gracejos indelicados (mesmo porque realmente algumas colegas mais avantajadas de corpo, não ficavam tão bem dentro das fardas).
     Em virtude de tais fatos desagradáveis, a D.S.E. mandou publicar no “Diário de Notícias”, do dia 11 de Maio de 1944, o seguinte aviso, exigindo respeito devidos a nós:-
     “Afim de evitar incidentes desagradáveis e talvez mesmo mui danosos para quem se vir neles envolvidos, a Diretoria de Saúde do Exército, lembra ao povo que as enfermeiras da Reserva do Exército, recentemente convocadas, pertencem efetivamente ao Exército Nacional e vão seguir com a Força Expedicionária Brasileira, e que o uniforme que envergam tem que ser respeitado e prestigiado. Lembra ainda que as leis do país cominam severas penas contra aquelas que pretendam por atos ou palavras macular os uniformes das Forças Armadas”.
-§§§-

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 




O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário