sábado, 29 de agosto de 2020

29 DE AGOSTO DE 1944


 Antonieta na porta da sala de operações do 38th Evacuation Hospital

(acervo do CD II Guerra APV)

PÁGINA 49 

29-8-44 – Terça-feira: 38th S. Luce – dormi até 7hs levantei-me para o B e tornei a me deitar até a hora do dinner = almoço ás 12hs _ durante o dia fiz uma arrumação no meu canto; lavei roupa – Tomei 1 banho de capacete. Vesti-me para o jantar – ás 18hs,00 – O nosso Cel. M. P. esteve aqui _ Todas foram cumprimenta-lo. Após o jantar procurei a lista do Saco B; pedi licença ao major E. e falei com o Cel. M. Porto em pleno campo _ Depois conversei com Olga e marquei roupa. O dia esteve quente e a noite fria. Ás 23hs,00 fui ao mess e fiz a refeição _ Agóra os nossos oficiais médicos e outras colegas descobriram esta sôpa e também vieram. Recebi o serviço de Carmita _ tudo calmo _ entraram + 2 doentes Bed 5= Lima Bernardo com Parotidite = MUMPS e o da Bed 44 – Faria Alvino P., suspeito de debilidade mental = MENTAL DISEASE.

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

29-8-44-3ªfeira-Sta-Luce: - Procurei repousar até a hora do almoço Durante o dia ajeitei meu canto e uniformes.

     O nosso Chefe Cel. Marques Porto, esteve aqui. Todas foram cumprimentá-lo. Pedi licença para falar-lhe e pedi-lhe que desse um jeito se saber do meu pai.

O dia esteve quente e a noite fria. Às 23hs,00 fui ao refeitório; agora os nossos oficiais médicos e outras colegas descobriram esta sopa e também vieram. Acontece porém que essas refeições são só para os que estão de serviço. Aguardemos pois os acontecimentos.

     Recebi o serviço de Carmita: tudo calmo. Entraram mais 2 doentes leito 5- LIMA BERNARDO, com MUMPS- Parotidite, e o do leito 44 – FARIA ALVINO P., suspeito de: MENTAL DISEASE- Debilidade mental.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário