segunda-feira, 31 de agosto de 2020

1º DE SETEMBRO DE 1944

 

Monte de feno em Santa Luce
(Acervo do CD II Guerra APV)

PÁGINA 52

1º-9-44 – Sexta-feira – 38th (S. Luce) (serviço de 24 às 7) Perdi um dia de folga precioso pois já eram 17hrs e eu levei de Herodes para Pilatos para saber o meu horario, não fiz nada nem dormi _ graças a Carminha que só no fim me mandou dizer q. estava livre – belo serviço? Vesti-me ás pressas e fui com as colegas ao acampamento dos brasileiros _ Cia Manutenção Leve sob o comando do Capitão Peçanha Alvarez em Vada. _ matei as saudades da agua _arroz_ feijôada _ ervilha pão, carne assada – café – sobremesa: creme com passas e ameixas – chôro de violão etc. Tudo muito alegre. Ganhei 2 estrelas velhas que passei pª Olga, e 1 capacete de alemão q. o comandante de dêu e ficou lá para tapar uns orifícios _ O comandante nos trouxe de caminhonete _ eu vinha na frente e ele dirigia alegre e cantando. Ás 23hs,30 já estava deitada – Graças a Deus vou dormir de noite pois desde que cheguei estou de corujada _ Sinto-me mais aliviada! _ Houve constante e forte combate á noite. parecia ser aqui de tão perto o som. __  

 TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

1º de setembro de1944 – Sexta-feira- S.L.: Dei o plantão ás 7 horas de hoje. Perdi um dia precioso de folga, pois já eram 17hs,00 e eu levei de Herodes para Pilatos, para saber o meu horário; nada fiz, nem dormi. Só no fim foi que a Carminha me mandou dizer que estava livre; .... Ainda aproveitei e fui com as colegas ao acampamento dos brasileiros-

     “Cia. Manutenção Leve”, sob o comando do Capitão Peçanha Alvares, em Vada. Matei as saudades da água-arroz-feijoada- ervilha - carne assada – creme com passas e ameixas – café. Tudo servido ao ar livre. Completamos, com um Choro de violão. Parecia que a nossa alma voava para o Brasil saudoso.  Ganhei um capacete alemão mas ficou lá para tapar uns orifícios (pois são diferentes dos nossos). Passamos umas horas muito alegres. Ás 23,30’ já estava deitada em nossa tenda. Graças à Deus vou dormir de noite, pois desde que cheguei, estou de corujada (serviço da noite). Por sorte, só fiz uma semana. Sinto-me mais aliviada...........

     - S.O ou O-R- Sala de operações ou Operating Room.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário