domingo, 2 de agosto de 2020

CORPO DE ENFERMEIRAS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:
I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA


(PARTE I)



÷CORPO DE ENFERMEIRAS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA÷

     Nesta época, foi organizado também o Corpo de enfermeiras da “F.A.B.”, no Ministério da Aeronáutica, para agir junto ao 1º GRUPO DE CAÇA além-mar, constituído exclusivamente de enfermeiras diplomadas da Escola “ANA NERI”, sendo as três primeiras, minhas colegas mais antigas companheiras e amigas dos tempos passados, e as três mais novas, foram até minhas alunas. Eram apenas seis, cujos nomes darei no fim deste livro, num trabalho à parte, com uma foto do grupo.
     Fiz todo empenho para me transferir para lá, mas, já estava perfeitamente engajada no Exército e além de tudo, parte de minha bagagem (SACO “B”), já havia partido. Deus sabe o que faz!
§§§

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário