sábado, 1 de agosto de 2020

TREINAMENTOS DIÁRIOS


Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA


(PARTE I)

- EXERCÍCIOS FÍSICOS DE ORDEM UNIDA –
- TREINAMENTOS DIÁRIOS –

14/5/44.:- Durante todo tempo disponível, nos desdobrávamos para atender aos exercícios físicos de ordem unida, no Colégio Militar, às aulas práticas de natação, no Colégio Vera Cruz e Vacinação, na 1ª D.I.E., cujos prédios, por sorte se achavam próximos, na mesma rua: São Francisco Xavier.
     Esta parte de instrução e adaptação ao meio militar, nos foi orientada pelo capitão Carlos de Meira Mattos, que foi designado pelo Sr. General Mascarenhas de Moraes, Cmte. Da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária. Contou porém com o auxílio dos sargentos: Bacelar e Villy.
     Pelo relato que dou da nossa primeira turma, poderão concluir que o mesmo se procedeu com as demais.
     Com ânimo resoluto, remarcado vigor, constante espírito de dedicação e desprendimento, vencíamos o longo período de aulas e exercícios, numa serie de treinamentos diários, que estendiam quase sempre por cinco a seis horas ininterruptas. Com isto, nos adaptamos ao meio militar, aos seus regulamentos, nos hospitais, quartéis, em público, em conjunto ou isolamento, perfeitamente identificadas com a categoria militar a que pertencíamos, na qualidade de enfermeiras convocadas.
     Ao mesmo tempo, esses exercícios reforçavam a nossa capacidade, para que pudéssemos desempenhar com vigor e desembaraço, as múltiplas atividades oriundas dos teatros de operações numa guerra fora do país.
-§§§-


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 




O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário