domingo, 2 de agosto de 2020

FÉRIAS


Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA
(PARTE I)


÷ FÉRIAS ÷
     Aproveitando a fase de expectativa, enquanto as outras turmas se dedicavam ao curso, me sentia em liberdade, requeri minhas férias no Ministério de Educação e Saúde e, fui visitar minha família, pelo Estado de São Paulo, fazendo despedida (em silêncio).
     Nisto, saiu a nossa convocação.
     Tive que interromper as férias.
     Meu pai, andava bem alquebrado; começou a chorar, pois ele tinha um não sei quê de especial apego e carinho para comigo. Parecia sempre alimentar a realização de um “sonho azul”, para com esta filha, além de sua numerosa prole. Foi a única vez que o vi tão comovido e, contendo as lágrimas, disse-me então:- “Ah, minha filha, creio que não te verei mais- o teu pai está no fim...”
     E, eu sempre forte, me contive. Disse-lhe, que escreveria sempre, mandaria retratos; nada de mal aconteceria e, que voltaria feliz, para lhe contar tudo que tivesse visto.
     Estava já uniformizada e, foi assim que ele pela última vez realmente, viu sua filha, transformada num soldadinho da Pátria amada!
     No íntimo, sinceramente, não pressentira tão brusco desenlace, pois ele fora sempre muito resistente. Juro que esperava confiante, encontra-lo na volta e, dar-lhe muita alegria!
     Ainda, nosso amigo e meu padrinho, Dr. H.C.Melo, me exprobou:-“Altamira, não vá para a guerra, isto matará teu pai mais depressa!”
     Deixei todos e tudo e, voltei imediatamente para o Rio, me apresentando à D.S.E.
-§§§-


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário