segunda-feira, 3 de agosto de 2020

AO LEITOR: Explicação

Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:
I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA


(PARTE I)

÷ AO LEITOR: Explicação÷

     Prezados leitores, queiram desculpar se exponho tantas coisas. O meu firme propósito é dar a todos uma ideia geral desse gigantesco movimento, registrando o que se passou, esperando que sejamos melhor compreendidos pelo povo; quem sabe se também dar algum conhecimento e, por fim gravar na história, esta fase de densas trevas. Assim, mesmo, estou sendo muito superficial! Mas cumpro uma obrigação. Por esta pequena exposição , poderão avaliar mais ou menos, o intenso serviço do Exército, coma 1ªD.I.E. (nessa altura, com 25 mil elementos, aproximadamente), em um curto espaço de tempo, que voava célere como o pensamento!
     Todos colaboravam firmes, militares e civis, nesta urgente e gigantesca preparação.
     Deixo porém de fazer certos comentários, que aqui não comportam, mas que irão constar num trabalho técnico, em separado, só de interesse interno do nosso Exército. Não se pode silenciar certos fatos, para que os mesmos não se repitam, a bem da coletividade.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário