quinta-feira, 27 de agosto de 2020

27 DE AGOSTO DE 1944

 

Página 47 do diário manuscrito de Altamira

PÁGINA 47

27-8-44 – Domingo 38th. Cecina (S. Luce). – Ás 6hs,10 levantei-me  - 7hs Breakfast – 8hs distribuição de serviço _ Como sempre em ultimo logar e peior horario, de 24 ás 7 e de 19 ás 24hs, durante 2 semanas _ Temos feridos brasileiros. Enfermaria Nº3 _ Os mosquitos e largatixas são muitos _ O calôr é de matar durante o dia, nas tendas _ á noite é bom, não há vegetação _ Parece 1 deserto. A roupa seca no mesmo instante. O chocolate e baton derretem. A água da torneira é tão quente que não se póde molhar as mãos. A minha pele, mãos, unhas e cabelos estão 1 tristeza!!! A agua de beber chlorada sempre. Estamos na Provincia de Pizza “Santa Lucia”, entre Livorno. Os italianos fazendo todo o serviço pesado e trocam frutas, ovos, por trabalho, cigarrets, comida, roupa, calçados, sabão. Dá pena ver rapazes instruídos, estudantes de escolas superiores, donos de belas e confortáveis residências, hoje são serviçaes e garçons, só pela comida e procuram trabalho mas não têm _ quasi tudo destruído e sem comercio _ Umas italianas levaram nossa roupa para lavar, passar e engomar _ 2 italianos carpiram e aterraram a nossa tenda _ Cada 1 deu cigarros, sabão, chocolate e + 25 lrs. A estrada de Ardenza até aqui está quasi toda destruída e difícil – muito pó!

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

27-8-44 – Domingo-38th- Santa Lucce: 11º Grupo

           – Mais duas colegas deixam o Brasil:

                  JURACY FRANÇA XAVIER e

                  ELZA MIRANDA DA SILVA.

     Sempre o mesmo sistema. Até agora continuo em plano inferior, mas Deus é grande. Pior horário de 24 ás 7 e de 19 ás 24hs00, durante duas semanas. Eu perdendo energias com tão pouco trabalho. É lamentável.

     Temos brasileiros baixados na Enfermaria nº3. Os mosquitos e lagartixas são muitos. O calor é de matar durante o dia, nas tendas: o chocolate e baton se derretem de baixo das camas de tripé. A roupa seca no mesmo instante. A água da torneira é tão quente que não se pode molhar as mãos. A minha pele, mãos, unhas e cabelos, estão uma tristeza!!!

Não há vegetação – parece um deserto. A água de beber, clorada sempre.

     Os italianos fazem todo o serviço pesado e trocam frutas, ovos, cigarrets, manjare, roba da vestire = roupas, scarpes = calçados e sapone = sabão. Dá pena ver rapazes instruídos, estudantes de escolas superiores, donos de belas e confortáveis residências, hoje transformados em serviçais e garçons, só pela alimentação. Procuram trabalho, mas não têm _ quase tudo destruído e sem comercio. Dois italianos capinaram o mato e aterraram a nossa tenda. Cada uma deu o que eles pediram e mais 25 liras. A estrada de Ardenza até aqui está quase toda destruída e difícil – muito pó! Durante a noite, refresca.......................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário