sexta-feira, 21 de agosto de 2020

21 DE AGOSTO DE 1944

Foto da enfermeira Nair, retirada do Álbum Febianas

DIÁRIO MANUSCRITO 

PÁGINA 43

21-8-44 – 2ª feira C.V. = 6 ½ as 7 ½ break – depois ás 8hs,00 o Major Ernestino deu as ordens: bagagens prontas a partir de 16hs,00 _ designou Sylvia e Nair para Napoles (sic) 1 porq. fala inglês e a outra porq. é profissional (o fato é que o motivo na realidade é outro) * Sylvia subiu a serra e Nair profundamente abalada _ eu e Olga muito tristes e revoltadas_ Eu de 7 ás 15hs, na enfermaria com Carmita. Lá estavam os majores brasileiros e o Cel M. Porto _ falei com ele sobre minha carta:- recebeu e respondeu, mas desencontrou. Ás 15hs,40 tomei banho – limpei saia calça com benzina – Ás 16hs,30 reunião com Cel M.P. e majores Drs. E e Ary para despedida oficial do Cel. Medico Cob. Lawrence e de Chief Nurse Parsons – Miss Jane ficou encantada com o meu casaco verde de tricô e quis dar 20 dollares = 400 Czs, mas não quis me desfazer dele e tomei seu endereço pª remeter-lhe 1 qdo terminar a guerra.

*Imediatate Nair foi falar c/ Cel M. Porto exclarecendo situação e atitude de Sylvia (condenavel). Ás 17,15 fui jantar e depois levei para o rapaz bras. Doente da enfermaria Lto 18, o alicate americano de unhas. Ás 18hs,15 tiramos muitos retratos a pedido do cel comandante do Hosp. Americano. Depois fomos chamadas para receber pagamento com o Cel M. Porto que estava no quarto do Mj-medico Ary, mas foi um blefe porque não estávamos ainda na folha e ainda por cima Carmem nos cobrou 1000 liras pela estadia aqui de 4 dias –

 TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

21-8-44-2ª.feira- Civita:- Logo cedo após o café, recebemos ordens do Major Dr. Ernestino, para estarmos com bagagem pronta a partir de 16,hs,00 e designou Sílvia e Nair para Nápoles (sic); a 1ª porque fala inglês e a outra porque é profissional. Na realidade os motivos são bem diferentes (que constam no meu Diário Secreto). Direi apenas que: desde o início da viajem, as colegas vinham implicando com a cor de Nair (mero pretexto), alegando que os norte-americanos não viam com bons olhos e, disseram ainda que iriam prevenir o nosso Q.G. no Rio, para não mandar mais enfermeiras dessa cor. Ela ficou profundamente abalada e foi imediatamente falar com o nosso Comandante do serviço de Saúde. Eu e Olga muito tristes e revoltadas.

- De 7 ás 15hs,00 de serviço na enfermaria com Carmita. Lá estavam os majores brasileiros com o Sr. Cel Marques Porto, em visita de inspeção. – Ás 15hs, deixei o trabalho.

As 16hs,30’ nos reunimos para apresentar as despedidas ao Comando Norte-Americano do 105th. Depois fomos chamadas no quarto do Major Dr. Ary Duarte Nunes para o sr. Cel. Med. M. Porto nos pagar mas, foi um blefe porque não estávamos em Folha e por cima Carminha nos cobrou 100 liras pela estadia aqui de 4 dias (uma pequeníssima quota).

Após o jantar levei um alicate de unhas para o rapaz brasileiro doente do leito 18 da minha enfermaria. As 18hs,40’, com o sol ainda quente, o Dr. Lawrence tirou vários retratos nossos. (saí ao lado dele e da Chief Nurse). Arrumei bagagem e agora estou escrevendo. 21hs,00 – Só muito tarde foi que consegui dormir ...................................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário