domingo, 2 de agosto de 2020

DESFILE


Texto Datilografado elaborado pela própria Altamira 
visando publicá-lo como livro, em três partes:

I-ANTES DA GUERRA
II-DURANTE A GUERRA (a partir de seu diário manuscrito)
III-APÓS GUERRA

Nota: Vide duas fotos que completam esse grupo 
(eu sou a última)



(PARTE I)

÷ DESFILE ÷

24-5-44-4º feira: - Afinal, chegou o grande Dia do Desfile e, foi um delírio quando o 1º ESCALÃO DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA, desfilou, desde o Obelisco, até a Praça Mauá, após as palavras do nosso Presidente da República, que foram mais ou menos o seguinte:- “O POVO BRASILEIRO pediu tropas para a desforra, defesa e vingança, pelos torpedeamentos em nossa PÁTRIA; aí está o 1º escalão preparado, para satisfazer e vencer na luta pela CAUSA ALIADA”.
     E, foi em meio à multidão que se apinhava por todos os espaços possíveis, nas ruas, sacadas, janelas, marquises, terraços dos edifícios, escadarias, colunas, que esse primeiro contingente desfilou galhardamente, sobre uma chuva de pétalas de rosas perfumosas, serpentinas multicolores, além de um vibrante ovação!
     Neste desfile, tivemos a honra de integrar (as da primeira turma da 1ª Região Militar, pois as outras ainda não estavam preparadas), e, sentimos o coração pulsar fortemente pela vibração desse momento, que nos impunha já o dever de não recuar e sim seguir quanto antes, para a missão que estávamos destinadas. Quando o nosso Grupo passava, ao som dos tambores, o povo redobrava seus louvores, cobrindo-nos de pétalas flores, fazendo a nossa alma se elevar nesses olores, aos paramos siderais do INFINITO, marejando nossos olhos, prendendo nossa respiração, por tão forte emoção!
     Foi assim meus leitores, que despedíamos, levando na lembrança essa carinhosa e estimulante manifestação do nosso amado BRASIL!
     





INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário